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Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade

Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)

Definição da Condição:

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta principalmente crianças e adolescentes, embora também possa persistir na idade adulta. É caracterizado por dificuldades em manter a atenção, hiperatividade e impulsividade.

Tipos:

Existem três tipos de TDAH:

  • TDAH predominantemente desatento: caracterizado por dificuldade em prestar atenção, seguir instruções e organizar tarefas.
  • TDAH predominantemente hiperativo-impulsivo: caracterizado por hiperatividade, inquietação e impulsividade.
  • TDAH combinado: apresenta sintomas tanto de desatenção quanto de hiperatividade-impulsividade.

Sintomas:

Os sintomas do TDAH podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

  • Dificuldade em prestar atenção em detalhes ou em tarefas que exigem esforço mental prolongado.
  • Inquietação e dificuldade em ficar sentado por longos períodos de tempo.
  • Dificuldade em seguir instruções e completar tarefas.
  • Frequentemente perder objetos necessários para atividades diárias.
  • Falar excessivamente e interromper os outros.
  • Impulsividade, agindo sem pensar nas consequências.

Comportamento Cotidiano:

Uma pessoa com TDAH pode apresentar comportamentos como:

  • Ter dificuldade em se concentrar nas aulas, fazendo com que perca informações importantes.
  • Esquecer de fazer tarefas escolares ou domésticas.
  • Ter dificuldade em seguir as regras e esperar sua vez em jogos ou atividades em grupo.
  • Falar excessivamente e interromper os outros durante conversas.
  • Ter dificuldade em se organizar e manter um ambiente arrumado.

Por exemplo, uma pessoa com TDAH pode ter dificuldade em prestar atenção durante uma aula, ficando distraída com qualquer estímulo externo, como um barulho ou movimento. Isso pode resultar em um desempenho acadêmico abaixo do esperado.

Interferência na vida diária:

O TDAH pode interferir significativamente na vida diária de uma pessoa. Alguns exemplos incluem:

  • Dificuldade em concluir tarefas no prazo.
  • Problemas de relacionamento devido a comportamentos impulsivos.
  • Baixo desempenho acadêmico.
  • Dificuldade em manter um emprego.
  • Problemas de autoestima devido a dificuldades persistentes.

Possíveis Causas:

As causas exatas do TDAH ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos, ambientais e neurobiológicos esteja envolvida. Alguns fatores de risco incluem histórico familiar de TDAH, exposição ao tabaco durante a gravidez e prematuridade.

Abordagem e Tratamento:

O tratamento do TDAH geralmente envolve uma abordagem multimodal, que pode incluir:

  • Terapia comportamental: ajuda a pessoa a desenvolver habilidades de organização, gerenciamento de tempo e controle de impulsos.
  • Medicação: em alguns casos, medicamentos estimulantes podem ser prescritos para ajudar a melhorar a atenção e reduzir a hiperatividade.
  • Educação e apoio: é importante que a pessoa com TDAH receba apoio educacional e emocional adequado para lidar com os desafios diários.

Necessidade de acompanhamento:

O TDAH é uma condição crônica que geralmente requer acompanhamento contínuo. É importante que a pessoa com TDAH tenha acesso a profissionais de saúde especializados, como psicólogos e psiquiatras, para monitorar o progresso e ajustar o tratamento, se necessário. Além disso, o apoio da família e da escola é fundamental para ajudar a pessoa a lidar com os desafios do TDAH.

Em resumo, o TDAH é uma condição neurobiológica que afeta a atenção, hiperatividade e impulsividade. Pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades em prestar atenção, seguir instruções e se organizar. Esses sintomas podem interferir na vida diária, incluindo o desempenho acadêmico e os relacionamentos. O tratamento geralmente envolve terapia comportamental, medicamentos e apoio educacional. O acompanhamento contínuo é necessário para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa com TDAH.

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